quinta-feira, 25 de novembro de 2010

II Seminário Racismo e Anti-Racismo: Ações Afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade (2009)

A segunda edição do Seminário (2009) deu continuidade às discussões iniciadas em 2008 sobre mecanismos eficazes para inclusão da população afro-descendente e indígena na universidade. O evento teve como tema “Ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidadee pretende inserir também a discussão de gênero com a reflexão sobre a implementação da Lei Maria da Penha e suas consequências para visibilidade e combate as violências que tenham como base o gênero e a sexualidade. Um dos objetivos do Seminário foi promover o debate entre estudantes, professores e membros da comunidade sobre os mecanismos efetivos para inclusão das populações historicamente discriminadas; fazendo uma reflexão sobre os mecanismos de desigualdade que perpetuam essa situação; e também dando visibilidade ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) da UFGD.
Alguns dos assuntos discutidos neste segundo seminário foram: 1) Questão Racial e Ações Afirmativas: Políticas de Cotas; 2) Reconhecimento e Diversidade: territórios étnicos e; 3) Gênero e Violência Doméstica: A lei Maria da Penha.
                                                                                    

 Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar, coordenador do evento, com suas auxiliares.


O II Seminário Racismo e Antirracismo também contou com grande participação do público acadêmico e externo.

 As  mesas redondas  contaram com a participação dos Professores (as) Doutores (as): Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Eliazar João da Silva e Mario Sá (12/05/2009); Antônio Brand, Cíntia Beatriz Müller e Marcos Antônio de Almeida (13/05/2009); Simone Becker, André Luiz Faisting e Cristina Grobério Pazó (14/05/2009).                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário